Promed

Notícias Promed

Campanha de Prevenção ao HIV - Aids

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Público mais afetado está na faixa etária de 20 a 34 anos atualmente

Neste mês de dezembro, o Ministério da Saúde (MS) lançou uma nova campanha em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Esta campanha exalta as conquistas nos 31 anos de ações promovidas, e tem o objetivo de mudar, na população jovem brasileira, a atitude e a percepção da importância da prevenção, do teste e do combate ao HIV, para evitar a Aids e as suas consequências no organismo.  

A campanha é direcionada a esse público devido aos índices registrados nos últimos anos, que apontam, segundo o Ministério da Saúde, que a maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos.

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV - sigla em inglês). Este vírus ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças.

O uso das camisinhas ou preservativos nas relações sexuais é a forma mais eficaz de prevenção à infecção pelo HIV e demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs, antes conhecidas como DSTs), como a sífilis, a gonorreia e também alguns tipos de hepatites.

Ainda, os testes para detectar o HIV estão disponíveis nas unidades de saúde e o resultado sai em apenas 30 minutos.

Confira aqui um guia completo do Ministério da Saúde, sobre HIV/Aids.

 

Com informações: Ministério da Saúde.

Leia Mais 

acesse também