Promed

Notícias Promed

Novembro Azul - Cuidado redobrado com a saúde do homem durante a pandemia

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba quais cuidados são importantes para promover a saúde da próstata

Neste ano em que a atenção está voltada para a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas doenças continuam existindo e afetando a vida de milhares de brasileiros, entre elas, o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020, serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, porém podem não ser diagnosticados a tempo, devido ao isolamento social.

No Brasil, houve queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma queda de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise, estimando-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer neste período*.

Em relação à próstata, dados do laboratório Mont’Serrat (RS) mostraram uma queda de 38% nos pedidos de dosagem do antígeno prostático específico (PSA), usado para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos - no período de março a junho de 2020, comparados ao mesmo período de 2019.

Segundo o Inca, em sua fase inicial, o câncer de próstata, geralmente tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando os apresentam, são geralmente decorrentes do aumento benigno da próstata - dificuldades para urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

O Novembro Azul é uma ótima oportunidade para informar aos beneficiários da PROMED sobre a importância de conversar regularmente com seu médico urologista sobre a saúde da próstata e receber orientação individualizada conforme a idade, riscos e histórico familiar da doença.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é de que homens a partir de 50 anos devem procurar o medico urologista para avaliação individualizada. Ainda, homens negros ou com parentes de primeiro grau (irmão, filho ou pai) com câncer de próstata, devem fazê-lo a parir dos 45 anos, ou mais cedo se apresentarem os sintomas mencionados acima.

Para a promoção da saúde da próstata, segundo o Inca, a adoção de um estilo de vida saudável com atividade física, sem tabagismo com dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura de origem animal, é fortemente recomendada. Este conjunto, também contribui para diminuir o risco de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como diabetes, hipertensão, obesidade, artroses e artrites, e etc.

Realizar ao menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar, promovem a saúde do homem.

Confira abaixo os principais procedimentos no ROL da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):

* Fonte: Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) junto aos principais serviços de referência do país, nas redes pública e privada entre março e maio, comparado com o mesmo período do ano passado.

Com informações: SBU, ANS, Inca.

Imagem: ANS.

Leia Mais 

acesse também