Notícias Promed
Pratique a caminhada!
Quer sair do sedentarismo, mas não tem tempo para ir a uma academia? A caminhada é uma ótima alternativa para se tornar mais ativo e, quando feita regularmente, ainda traz benefícios para sua saúde. Além disso, a atividade pode ser inserida com pequenas mudanças de hábito no seu dia a dia, é de graça, pode ser praticada por pessoas de todas as idades e não tem contra-indicação.
Quais são os benefícios da caminhada?
A caminhada traz uma série de benefícios à saúde do praticante, entre eles, de acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIH):
- reduz o risco de problemas de saúde como hipertensão arterial, doenças cardíacas e diabetes;
- fortalece ossos e músculos;
- ajuda a queimar calorias;
- traz sensação de bem-estar, revigorando seu humor.
Preciso consultar um médico antes de iniciar a atividade?
Caminhar é um exercício recomendado para todas as idades e a maioria das pessoas não precisam consultar um médico antes de iniciar a atividade. Porém, segundo o NIH, deve-se ficar atento a alguns sintomas, e se você responder "sim" a qualquer uma das perguntas abaixo, consulte primeiramente seu médico.
* O seu médico lhe disse que você tem problemas cardíacos, diabetes ou asma?
* Quando você está fisicamente ativo, você tem dores no peito, pescoço, ombro ou braço?
* Você costuma sentir-se fraco ou ter tonturas?
* Você sente muita falta de ar após a atividade física?
* Você tem ossos ou problemas articulares, como artrite, que fazem com que seja difícil para você andar?
* Você tem mais de 40 anos e você recentemente esteve inativo?
* Você tem um problema de saúde que você acha que pode impedí-lo de iniciar um programa de caminhada?
Como começar?
Trace um plano - O exercício pode ser inserido em práticas simples, como andar em um parque ou enquanto vê as lojas em um shopping. Recomenda-se que o futuro praticante faça um plano para se organizar, em que deve conter: onde vai andar, quantas vezes por semana e quanto tempo.
Use roupas confortáveis - Para a prática, vale a elegância da simplicidade: utilize roupas de tecidos que facilitam a secagem do suor, que não apertem e um calçado confortável.
Proteja-se - Se a caminhada for praticada ao ar livre, lembre-se de se proteger do sol, utilizando chapéu ou boné, óculos e filtro solar.
Hidrate-se - A ingestão de líquidos, isotônicos e água deve ser prioridade antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Sempre carregue uma garrafa de água fresca com você.
Curta! - Para tornar mais agradável a caminhada, se preferir, leve algum companheiro para a atividade ou ouça suas músicas prediletas enquanto caminha.
Modifique seus hábitos!
Utilize a escada ao invés do elevador: experimente subir alguns lances de escada e exercitar suas pernas. Seu fôlego vai melhorar e suas pernas ficarão mais fortes.
Visite pessoas no seu local de trabalho: ficar sentado muito tempo não faz bem a ninguém, então eventualmente passeie pelo escritório para esticar as pernas e movimentar o corpo.
Use outro banheiro no trabalho: ao invés de ir ao mais próximo, procure outro um pouquinho mais distante, para poder andar mais. Depois de ficar sentado muito tempo, seu corpo precisa se mover para melhorar a circulação e ativar o gasto calórico.
Troque o carro pela caminhada: ao invés de utilizar o automóvel, busque ir mais vezes caminhando até o mercado/padaria perto da sua casa.
Pequenas escolhas podem fazer a diferença na sua qualidade de vida.
Leia Mais
- 03/04/2017 Vacinação Contra a Gripe 2017 começa nesta terça-feira (04)
- 14/12/2020 Atendimento e tratamento precoce contra a COVID-19
- 01/06/2023 Junho Laranja - Consciência sobre anemia e leucemia