Promed

Notícias Promed

Vitiligo: O que é?

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Desconhecimento sobre doença de pele não contagiosa causa estigmas

O Dia Mundial do Vitiligo é celebrado no dia 25 de junho e tem a função de informar a população sobre uma doença que sofre muitos preconceitos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estima que mais de 1 milhão de brasileiros convivam com o vitiligo hoje. 

O vitiligo não é contagioso, porém os pacientes sofrem de problemas emocionais por se tratar de uma doença visível e que causa impacto direto na autoestima. Normalmente as áreas com manchas ficam sensíveis, e por isso é preciso de acompanhamento com dermatologista.  

O principal sintoma do vitiligo é a perda de pigmentação na pele, mas existem duas formas da enfermidade se apresentar: 

- Vitiligo segmentar ou unilateral: A doença se manifesta em apenas uma parte do corpo, podendo também afetar a coloração dos pelos e cabelos. 

- Vitiligo não segmentar ou bilateral:  A doença atinge as extremidades, locais onde há mais atrito da pele (ex: mãos, pés, joelhos, boca). 

Não há formas de prevenir o vitiligo, embora estudos mostrem que em 30% dos casos há histórico familiar. Outras causas possíveis são a exposição solar, alterações imunológicas e condições emocionais de alto estresse.  

 

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Leia Mais 

acesse também