Promed

Notícias Promed

04 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Conscientização e prevenção são os melhores aliados contra a doença

Câncer é o termo dado a mais de 100 diferentes tipos de doenças que possuem em comum a proliferação desordenada de células, que, por sua vez, podem formar tumores que se espalham para outros tecidos e órgãos do corpo. 

O Dia Mundial do Câncer (04 de fevereiro), marca uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), a maior e mais antiga organização internacional dedicada ao controle da doença, que reúne mais de mil organizações ligadas ao assunto em cerca de 160 países. Trata-se de uma data (criada em 2005) importante de conscientização internacional no calendário global de saúde que propõe ações de educação, de conscientização e de diálogo com governos. 

Atualmente, de acordo com a UICC, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas. 

Causas e Prevenção 

Há diversas causas para a doença. Ela pode estar associada a causas externas, como o ambiente, por exemplo, e internas, como mutações genéticas e fatores hereditários. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade dos casos podem ser evitados com a adoção de um estilo de vida saudável. Portanto, a prevenção ocorre por meio de ações que podem diminuir o risco de desenvolver a doença. Entre elas, de forma geral, estão: 

- Adotar uma alimentação saudável e manter o peso corporal adequado; 

- Evitar alimentos processados (principalmente carnes processadas); 

- Evitar bebidas alcoólicas; 

- Não fumar; 

- Praticar atividades físicas regularmente; 

- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h; 

- Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. 

- Vacinar-se contra a hepatite B; 

- Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV; 

- Amamentar (auxilia na prevenção do câncer de mama); 

- Realizar exames preventivos em geral e, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos, realizar exames de câncer do colo do útero a cada três anos; 

- Manter uma escovação adequada e consultar um dentista regularmente. 

É importante também, ao perceber ou sentir algo diferente, procurar ajuda imediatamente. Esteja atento aos sinais do seu corpo, pois quanto antes diagnosticado melhores são as chances de tratamento e cura. 

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Unimed e World Cancer Day. 

Leia Mais 

acesse também