Promed

Notícias Promed

05 de Maio - Dia Mundial de Higienização das Mãos

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Confira como higienizar as mãos adequadamente e prevenir-se contra a COVID-19

O Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado neste dia 05 de maio e instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nos lembra de uma das medidas mais eficazes no enfrentamento da disseminação do vírus Sars-CoV-2, que causa a COVID-19. Além disso, higienizar as mãos evita que outras doenças, causadas por vírus e bactérias, se espalhem entre a população. Dessa forma, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de medidas simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções. Confira abaixo as orientações para higienização das mãos!

Como lavar as mãos corretamente?

1 - Molhe as mãos com água corrente limpa (morna ou fria), feche a torneira e aplique sabão;

2 - Ensaboe as mãos esfregando-as com o sabonete. Passe espuma nas costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas;

3 - Esfregue suas mãos por pelo menos 20 segundos;

4 - Enxágue bem as mãos em água corrente limpa;

5 - Seque as mãos com uma toalha limpa ou seque-as com ar.

Vale ressaltar que se água e sabão não estiverem disponíveis, pode ser utilizado outro higienizador para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool. Para isso, cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as durante cerca de 20 segundos, até senti-las secas.

Quando realizar a higienização das mãos para prevenir-se contra a COVID-19?

Deve-se igualmente levar as suas mãos com sabonete e água ou utilizar um higienizador de mãos (com álcool) para limpar as mãos ANTES e DEPOIS de:

- Tocar nos olhos, nariz ou boca;

- Tocar na sua máscara;

- Entrar e sair de espaços públicos;

- Tocar num objeto ou superfície que possa ter sido frequentemente tocado por outras pessoas, como puxadores das portas, mesas, carrinhos de compras, ou caixas eletrônicos.

Com informações: Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Center for Disease Control and Prevention (CDC).

Leia Mais 

acesse também