Promed

Notícias Promed

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo - Julgar menos, acolher mais

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Como ajudar pessoas com dependência química?

No dia 20 de fevereiro, celebramos o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Essa data tem o objetivo de conscientizar a população sobre o mal que o consumo excessivo dessas substâncias traz à saúde física e mental dos cidadãos, e também prejudica o bem-estar social.  

Cada vez mais se torna necessário refletir sobre formas de prevenir o uso exagerado de drogas e substâncias lícitas (como o cigarro e o álcool) pois ambas trazem riscos à saúde de todas as pessoas, sem distinções de gênero, faixa etária e condição financeira. O uso do álcool, por exemplo, pode ser apenas o início do que eventualmente se torna o uso abusivo de substâncias, especialmente na população jovem, que tem seu desenvolvimento prejudicado por esses comportamentos.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dependência química como doença, e suas consequências têm escala mundial. Para que possamos conversar sobre o tema, é necessária uma escuta acolhedora, sem julgamentos, pois muitas vezes o uso de substâncias surge de uma necessidade de suporte. O Relatório Mundial sobre Drogas de 2021 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) mostrou que durante a pandemia de Covid-19 o consumo de drogas aumentou, o que sugere mais risco de dependência de substâncias lícitas e ilícitas.  

Precisamos que a discussão sobre uso de drogas aumente e esteja presente em vários setores da sociedade, para que aqueles que necessitam de ajuda a recebam, e que todos estejam alertas aos malefícios provenientes desses comportamentos disfuncionais. 

Com informações: Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS) 

Leia Mais 

acesse também