Notícias Promed
Cuidados com a visão - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
O Glaucoma é uma doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. A condição não tem cura e quando não é tratada adequadamente pode levar à cegueira e, segundo pesquisa do IBOPE, realizada em junho de 2020, 53% das pessoas desconhecem que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível e 39% desconhecem sua probabilidade de cegueira. Dessa forma, a PROMED alerta sobre estes riscos ao trazer para discussão o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado neste dia 26 de maio. Confira abaixo!
Glaucoma
A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar sintoma algum. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).
Existe uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico do glaucoma só pode ser realizado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual estão incluídos anamnese do paciente (entrevista com o paciente para buscar detalhes e o histórico de sua saúde) e avaliação da pressão intraocular, bem como a avaliação das condições estruturais e funcionais do nervo óptico e da camada de fibras nervosas da retina.
Apesar de muitas doenças afetarem o nervo óptico, a lesão causada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao médico fazer o diagnóstico. No glaucoma, as fibras nervosas estão danificadas e desaparecem, deixando uma escavação maior do nervo óptico.
Para fazer um diagnóstico correto do glaucoma é importante consultar o oftalmologista para fazer testes diferentes que incluem: tonometria (pressão do olho), oftalmoscopia (nervo ótico), perimetria (campo visual), gonioscopia (tipo de glaucoma) e paquimetria (espessura da córnea).
O glaucoma não pode ser curado, mas pode ser controlado se diagnosticado e tratado em seu estágio inicial.
O tratamento do glaucoma inclui o uso de medicamentos, cirurgia ou uma combinação destes métodos. O objetivo principal é estabilizar a doença, evitando a progressão dos danos por meio da redução da pressão intraocular.
Embora estes tratamentos possam prevenir a perda irreversível da visão, eles não revertem os danos já causados pelo glaucoma. Por isso, o diagnóstico e o tratamento do glaucoma devem ocorrer o quanto antes. Portanto, consulte um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.
Com informações: Ministério da Saúde (MS), Sociedade Brasileira do Glaucoma (SBG).
Leia Mais
- 13/03/2017 Infectologista fala sobre benefícios e contraindicações de vacinas
- 25/07/2018 Alerta sobre o Sarampo - Você está imune?
- 17/04/2020 PROMED atinge melhor faixa de pontuação no resultado do IDSS 2019 (Ano-Base 2018)