Promed

Notícias Promed

Hiperatividade infantil: saiba mais sobre o transtorno

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! O TDAH desencadeia em crianças entre os 3 e 4 anos

É típico da maioria das crianças serem agitadas, travessas e muitas vezes até desatentas. Mas como distinguir a desatenção e inquietude próprias da idade, do Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?

O que é o TDAH?

Uma patologia pouco conhecida, difícil de detectar e fácil de confundir, o TDAH é uma complicação do tipo neurológico se desencadeia entre os 3 e 4 anos de idade, alcançando o nível mais crítico aos 6. A criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, além de dificuldade em manter a concentração, impulsividade e agitação.

O diagnóstico

“Para fazer o diagnóstico de déficit de atenção e hiperatividade, os sintomas precisam manifestar-se em dois ambientes distintos. Em geral, eles ocorrem em casa e na escola. A mãe, que geralmente acompanha a criança nos deveres de casa, percebe a agitação e a demora para fazer as tarefas. A professora nota o mesmo comportamento na escola. Por isso, pais e professores são bons informantes para ajudar o médico que observa a criança no consultório”, explica Mario Louzã, médico coordenador do PRODATH (Projeto de Déficit de Atenção e Hiperatividade), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em entrevista para o site do Dr. Drauzio Varella.

Ainda de acordo com o Dr. Mario Louzã, por definição, a criança já nasce com a doença, o TDAH jamais se inicia quando o indivíduo é adulto. Quando não diagnosticado e tratado quando criança, apesar de diminuírem o número e a intensidade dos sintomas quando adolescentes e adultos, parte das pessoas continua com o problema por toda a vida e apresenta as dificuldades decorrentes da doença.

O tratamento

Com o acompanhamento de um profissional e um tratamento contínuo à medida que a criança vá crescendo, permitirá que o transtorno melhore, e inclusive que se consiga controlar. O especialista ajudará a criança a adquirir hábitos e estratégias cognitivas para que seu desenvolvimento social, familiar e escolar esteja à altura de suas capacidades.

Para isso, o especialista empregará, segundo o caso, informação aos pais e professores, tratamento farmacológico e tratamento psicopedagógico.

Os pais de uma criança hiperativa

A criança hiperativa é um desafio para seus pais, familiares e professores. Os pais têm um papel fundamental na vida de uma criança com o transtorno: além de perceberem os primeiros sintomas, precisarão dar muito apoio, compreensão, carinho e, sobretudo, ter paciência para que aos poucos o seu filho consiga desenvolver as atividades do dia a dia com normalidade.

 

 

Referências:

Dr. Drauzio Varella - http://drauziovarella.com.br/

Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/

Guia infantil -http://br.guiainfantil.com/

Leia Mais 

acesse também