Promed

Notícias Promed

Maio Vermelho - Mês de combate à hepatite

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Saiba mais sobre os tipos da doença

No dia 05 de maio é celebrado Dia Mundial de Combate à Hepatite. Em função da grande incidência da doença no país existe a campanha Maio Vermelho, para alertar sobre a gravidade das várias formas de Hepatite e suas formas de prevenção. 

A Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. 

A hepatite viral tipo A pode ser adquirida por transmissão fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Nos casos dos vírus da hepatite B e C, a transmissão ocorre, principalmente, por meio de transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de agulhas e seringas entre pessoas que fazem uso de drogas ilícitas injetáveis. 

Sintomas – Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos. Os sintomas mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro). 

Vacina – Atualmente, existem vacinas para a prevenção das hepatites A e B. Não existe vacina contra a hepatite C, o que reforça a necessidade de um controle adequado da cadeia de transmissão no domicílio e na comunidade, bem como entre grupos vulneráveis. 

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde / Ministério da Saúde. 

Leia Mais 

acesse também