Notícias Promed
Novembro Laranja - Combate ao zumbido e à surdez
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a perda auditiva atinge cerca de 360 milhões de pessoas independentemente da idade. Neste contexto, hoje (10/11), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, juntamente com a Campanha Novembro Laranja, que também traz o alerta sobre o zumbido. A campanha tem como objetivo conscientizar e levar informações às pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva e sobre a realidade preocupante do aumento de problemas menos valorizados do ouvido (zumbido, misofonia e hiperacusia) em todas as idades.
Diariamente somos expostos a diversos ruídos o tempo todo, como o barulho dos carros, da televisão, dos pássaros cantando e diversos outros que passam despercebidos. No entanto, não há uma preocupação efetiva acerca da saúde auditiva, o que tem elevado o número de casos de pessoas com perda auditiva.
Causas da Surdez
A exposição prolongada ao excesso de ruído pode provocar sérios danos nas células do ouvido. O resultado pode ser a perda auditiva, comumente chamada de surdez. Ela também pode estar relacionada a questões genéticas, pelo envelhecimento ou até mesmo por bloqueios físicos.
Entre as principais causas que contribuem para o aumento deste número está o volume alto dos aparelhos eletrônicos, o que informa o Ministério da Saúde (MS). De acordo com dados da OMS, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso destes aparelhos.
Entenda a surdez
Há diversos tipos de surdez, sendo elas a Surdez adquirida, causada pelo processo de envelhecimento; a surdez congênita, a que acontece em crianças recém-nascidas; a surdez de condução, na qual ocorre bloqueio da passagem do som da orelha externa até a interna; e a surdez neurossensorial, quando há lesão neurossensorial entre a cóclea e o cérebro.
Além desses casos, milhões de brasileiros sofrem o zumbido, um som dentro dos ouvidos, que incomoda especialmente no silêncio. A Misofonia é o incômodo com sons baixos e repetitivos; a Hiperacusia, com sons que parecem mais fortes do que realmente são.
A Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Uma língua de modalidade gestual-visual em que é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.
Com informações: Ministério da Saúde (MS); Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa); Instituto de Medicina Integral (IMIP).
Leia Mais
- 05/04/2021 Vacina contra COVID-19 x Vacina contra Influenza (gripe) - Veja as recomendações do Ministério da Saúde (MS)
- 21/06/2022 Dia Nacional de Controle da Asma - Doença respiratória acomete as vias respiratórias
- 29/08/2022 Diretoria da PROMED realiza reunião no final de agosto de 2022