Promed

Notícias Promed

Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas - Um tema que merece atenção

Hipertensão não controlada gera maior risco de demência! Estima-se que 70% da população mundial não sabe o que são linfomas

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 15 mil pessoas receberam o diagnóstico da doença em 2021, e quase 4 mil pessoas morrem todos os anos vítimas de linfomas no Brasil. Uma informação valiosa é a de que caso o paciente seja diagnosticado precocemente, o linfoma tem grandes chances de cura. Dessa forma, quanto mais educados estivermos sobre o assunto, mais protegidos estaremos de consequências drásticas.

Dentro desse contexto, no dia 15/09 é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, iniciativa global com objetivo de conscientização sobre os tipos de linfoma e a importância de buscar um diagnóstico precoce.

Linfoma é o nome de um tipo de câncer que ataca o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. O sistema linfático é composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e linfonodos, distribuídos em diferentes lugares do corpo. A doença tem dois tipos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH). Ambos se comportam de maneiras diferentes, tendo graus de agressividade e sinais divergentes.

Sintomas

Os sinais aos quais devemos estar atentos, pois podem indicar existência de um tipo de linfoma, são:

- Febre;
- Suor noturno exacerbado;
- Perda de peso significativa;
- Coceira na pele;
- Fadiga;
- Ínguas (sem nenhuma razão aparente);
- Perda de apetite.

Ao notar qualquer um dos sintomas acima, entre em contato com um médico para receber orientações. As principais formas de tratamento de linfomas são a quimioterapia e a radioterapia.

Com informações: Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Leia Mais 

acesse também